O ENCONTRO


O Encontro de Boas Práticas de Gestão, promovido pelo Senado Federal, Banco Central do Brasil e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, abre um espaço inovador para discussão e troca de experiências bem-sucedidas.


Em um cenário econômico desafiador, as organizações buscam investir cada vez mais no capital humano como um de seus recursos mais importantes, ao tempo em que envidam esforços na racionalização e melhoria de seus processos.


O evento, voltado a um público seleto formado por representantes da alta direção de organizações públicas e privadas, proporcionará aos participantes uma imersão em realidades e conhecimentos distintos da administração.


PROGRAMAÇÃO


(Acesse o material das palestras na área "Palestrantes")

1a parte - Mesa Redonda

Local - Auditório Octávio Gouveia de Bulhões



8h30

9h15




9h45

Credenciamento e Café de boas-vindas

Abertura
Hino Nacional
Marcelo Cota - Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil
Márcio Tancredi - Diretor Executivo de Gestão do Senado Federal

Mesa redonda
“Como captar e reter talentos comprometidos com o serviço público”

Composição:
Ilana Trombka – Diretora-Geral do Senado Federal
Augusto Akira Chiba – Secretário de Gestão de Pessoas – MPDG
Marcelo Cota (mediador) – Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil

* De 11h25 às 11h40 - Deslocamento dos convidados inscritos para a 2ª parte do evento.



2a parte - Cases - vagas preferenciais para a alta gestão do serviço público.

Local - Auditório Dênio Nogueira



11h40



11h50





12h45

14h00












16h45

17h15



18h00

Abertura
Lucila Cepeda Simão – Diretora Executiva do Instituto Fenasbac
Marcelo Cota - Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil

Apresentação de cases
Banco Central do Brasil - Gestão da Força de Trabalho
Palestrantes:
Sérgio Caracas – Chefe Adjunto do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil
Luíza Hime – Gerente do projeto Gestão da Força de Trabalho

Brunch

Apresentação de cases - continuação
Senado Federal – Engajamento dos servidores
Palestrante:
Márcio Tancredi – Diretor Executivo de Gestão do Senado Federal

MPDG – Soluções inovadoras
Palestrante:
Vivalde Cunha Resende - Diretor do Depto de Gestão dos Sistemas de Pessoal na Secretária de Gestão de Pessoas do MPDG

Petrobras - Gestão de Carreiras: Como incentivar o Protagonismo dos Empregados
Palestrante:
José Luiz Marcusso - Gerência Executiva de Recursos Humanos da Petrobras

Coffee-break

Sicoob Universidade - Liderança Integradora para Alto Desempenho
Palestrante:
Uemerson Rodrigues de Souza - Especialista em Educação Corporativa no Sicoob Universidade

Encerramento
Marcelo Cota

PALESTRANTES




Marcelo Cota

Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor de graduação e pós (MBA) desde 1999. Além da academia, possui experiência nos setores público, privado e terceiro setor. No setor público desde 1993, atua no Banco Central tendo percorrido ciclos de carreira técnica e gerencial nas áreas de TI, planejamento, projetos e chefia de gabinete da Diretoria de Administração. Atualmente é Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas.



Ilana Trombka

Diretora-Geral do Senado Federal desde 2015, tendo assumido, anteriormente, os cargos de Diretora-Adjunta de Gestão, Diretora da Secretaria de Relações Públicas e Relações Institucionais do Presidente do Senado. Graduada em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ilana Trombka também possui especialização em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Lecionou em diversas universidades e coordenou o curso de Comunicação Social no UniCEUB-Centro Universitário de Brasília. Foi, também, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro e do Grupo de Mulheres do Brasil - secção do Distrito Federal. Ilana é ganhadora de duas edições do Prêmio "Opinião Pública". No Exterior, a Diretora-Geral representou o Senado Federal em missões oficiais em vários países, tendo, recentemente, se destacado em Israel, na Conferência de Diretores-Gerais e Secretários-Gerais dos Parlamentos.



Márcio Tancredi

Graduado em engenharia civil e filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Direito, pela Universidade de Brasília, e pós-graduado em gestão empresarial, pela Universidade de São Paulo. Atua como consultor legislativo do Senado Federal, desde 2004, hoje à frente da Diretoria Executiva de Gestão. Foi diretor de Administração da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social e Superintendente Nacional de Desenvolvimento Empresarial da Caixa Econômica Federal.

Material: [Produtividade e Engajamento no Senado Federal]



Augusto Akira Chiba

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (MG) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (DF). Tem pós-graduação em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Gestão de Qualidade pela Universidade do Tennessee (EUA).Atualmente é secretário da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), mas possui uma longa trajetória no Executivo Federal. No período de 2001 a 2003, atuou como assessor da Presidência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde. Sua primeira atuação com vínculo no Ministério do Planejamento, foi no período 2003-2007, na função de diretor de Gestão Interna da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). De 2007 a 2013, atuou no Ministério da Fazenda, exercendo cargos de coordenador-geral de recursos logísticos, de subsecretário-adjunto e subsecretário de planejamento, orçamento e administração. Em sua trajetória profissional, foi também membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste Brasileiro S/A (BNB), bem como membro do Conselho Fiscal da BB Corretora de Seguros e Administração de Bens S/A.



Sérgio Caracas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, MBA em Gestão Executiva de Projetos pelo ISAE/FGV e Mestrado em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Certificado PMP, pelo PMI, e MSP Practitioner, pelo OGC.Atuou como gerente de projetos na implantação da Vivo e da Oi, gerente do escritório de projetos da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Diretor do Branch-PTI Capítulo Paraná. Atualmente trabalha como Chefe Adjunto no Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil, onde ingressou em 2010.



Luiza Hime

Graduada em História pela PUC-RIO e MBA em Direito de Empresas pelo IAG/PUC-RIO. Certificada PMP, pelo PMI, e HCMP Expert Professional pelo HUCMI. Atuou nas áreas planejamento, controle, qualidade, e tecnologia em empresas de montagem industrial e telecomunicações. Atualmente trabalha como Gerente do projeto Gestão da Força de Trabalho no Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil, onde ingressou em 2007.

Material: [Gestão da Força de Trabalho]



Vivalde Cunha Resende

Diretor do Depto de Gestão dos Sistemas de Pessoal na Secretária de Gestão de Pessoas do MPDG. Nasceu em 1967 na cidade de Muriaé (MG). É Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Desde 1989 é empregado de carreira dos Correios tendo ocupado diversas posições gerenciais e técnicas na área de tecnologia. Gerenciou projetos de ERP nas áreas de finanças e de negócios. Foi Superintendente Executivo da Vice-Presidência Corporativa, chefiou os departamentos de desenvolvimento de sistemas, de planejamento de TIC e da área de produção e redes. Antes de ingressar nos Correios fez carreira na iniciativa privada como Programador de Computador e Analista de Sistemas. Atuou também como Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação no Ministério da Fazenda.

Material: [Soluções Inovadoras - Um Mundo em Evolução]



José Luiz Marcusso

Engenheiro Eletricista, graduado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Possui o International Gas Business Management Certificate da IHRDC, Boston-EUA. Trabalha na Petrobras desde 1983, já tendo atuado como técnico e gerente da Companhia em atividades nos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Em 2000, exerceu a função de Gerente Geral de Produção e, de 2001 a 2005, de Gerente Geral de Estratégia e Gestão de Portfólio de Exploração e Produção, ambas no Rio de Janeiro. De 2006 a 2012 respondeu pela Gerência Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos, no município de Santos-SP. De 2013 a 2016, exerceu a função de Gerente Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo, em Vitória. Desde agosto de 2016, responde pela Gerência Executiva de Recursos Humanos da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Material: [Gestão de Carreiras - Como Incentivar o Protagonismo dos Empregados]






Uemerson Rodrigues de Souza

Mestre em Economia Aplicada, com vasta experiência em atividades relacionadas à Gestão de Cooperativas, atualmente exerce a função de Especialista em Educação Corporativa no Sicoob Universidade.

Material: [Liderança Integradora para Alto Desempenho]