PALESTRANTES

Alessandra Rodrigues da Silva

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Possui mestrado em Ciência da Informação (2010) e graduação em Biblioteconomia (2006), ambos, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de Gestão da Informação e Biblioteconomia, em especial nos temas voltados à organização do conhecimento (em especial estudos discursivos), aos sistemas de organização do conhecimento e à organização da informação. Possui experiência em gestão de bibliotecas, catalogação descritiva, indexação, avaliação de acervos, capacitação em fontes de informação, normalização de publicações técnico-científicas, bem como em atividades de gestão da informação relacionadas a projetos de pesquisa. Atualmente é analista em gestão da informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Beatriz Pinheiro de Melo Gomes

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela PUC/Paraná. Atualmente trabalha no serviço de Gestão do Conhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU)


Briquet de Lemos

Professor da Universidade de Brasília, Diretor do IBICT, fez seu Mestrado em Londres, foi o Editor chefe da Editora da UnB até 1993 e teve sua própria editora a Briquet de Lemos especializada em biblioteconomia, ciência da informação e arquivologia, traduzindo e publicando importantes obras para nossa área.


Carmen Verônica Mendes Abdala

Gerente de Serviços de Informação e de Produção de Fontes de Informação da Bireme. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1986), graduação em Administração Pública pela Universidade de Brasília (1990) e mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2002).


Célia Regina Simonetti Barbalho

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ponto focal da Universidade de Federal do Rio de Janeiro. Atua em diversos órgãos representativos da área como a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), o Fórum de Profissionais da Informação do Estado do Amazonas (FORUM), dentre outros.


Claudio Gottschalg Duque

Possui graduação em Licenciamento em Letras habilitação em Português e Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Psicolinguística no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado-sanduíche em Linguística Computacional no Angewandte Sprachwissenschaft und Computerlinguist - Justus-Liebig-Universität Giessen (2004) e doutorado em Produção e Gestão da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (2005). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa "Research Expert Group for Intelligent Information in Multimodal Environment using Natural language Technologies and Ontologies"(R.E.G.I.I.M.E.N.T.O.), coordenador acadêmico do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação UnB/UFES (DINTER), professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI-UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informacao (PPGCINF-UNB).


Cristian Brayner

Graduado em Direito, Filosofia, Tradução, Biblioteconomia e Letras (Língua e Literatura Francesas), venceu, com sua dissertação de mestrado em Ciência da Informação, o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008). Ganhou o Prêmio Casa de las Américas com a obra “Devotos e Devassos: representação dos padres e beatas na literatura anticlerical brasileira” (Edusp, 2014), fruto de seu doutorado em literatura e práticas sociais. Foi diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Dedica-se ao estudo das políticas públicas de leitura, bem como a consultoria na área de entretenimento e utilização de incentivos fiscais em projetos culturais. Publicou, recentemente, “A Biblioteca de Foucault: reflexões sobre ética, poder e informação” (É Realizações, 2018).


Dalton Lopes Martins

Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos, organização e representação da informação e aprendizagem de máquina.




Diego González Machín

Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). A Bireme é o mais importante centro latino-americano de gestão e disseminação da informação em Ciências da Saúde, tendo a missão de contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.


Elaine Coutinho Marcial

Possui doutorado e mestrado em Ciência da Informação (UnB), DEA em Informação Científica e Tecnológica (Universidade de Marseille-FR), é especialista em Cenários Prospectivos e Inteligência Competitiva e é Bacharel em Estatística. Atua na área de estudos de futuro e Inteligência Competitiva desde 1996 e já elaborou/coordenou a construção de diversos cenários prospectivos e estudos de tendências e previsões.


Eugenio Bucci

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Membro do Conselho Científico-Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Escreve quinzenalmente na página 2 do jornal "O Estado de S. Paulo". É membro do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Integra o Conselho Consultivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e o Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta. Integra ainda os Conselhos Editoriais das revistas? Interesse Nacional? (ISSN 1982-8497) e Pesquisa Fapesp?. Foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), entre 2010 e 2014, onde dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial, de 2011 a 2013.


Fabíola Sulpino Vieira

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG/Gestor Governamental) lotada na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde realiza estudos e pesquisas na área de saúde. Atuou como gestora governamental no Ministério da Saúde, onde exerceu os cargos de Diretora de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento; Coordenadora-Geral de Economia da Saúde; e Coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação da Qualidade de Produtos e Serviços Farmacêuticos.


Gilvanedja Ferreira Mendes da Silva

Bibliotecária-Documentalista, Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciada em Pedagogia (UPE) com especialização em Recursos Humanos para Educação em Espaços Escolares e Não Escolares (FAFIRE). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro da Liga Bibliotecária.


Giuliano Ferreira

Analista de Sistemas na Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e Especialista em Tecnologia. Possui vasta experiência em desenvolvimento de sistemas e gerência de projetos em Tecnologia da Informação. "Heavy-User" da Internet e entusiasta das Mídias e Redes Sociais vem desenvolvendo projetos on-line, ministrando cursos e palestras e discutindo g tendências para ajudar pesquisadores das mais diversas áreas na rede mundial de computadores ao longo dos últimos 20 anos.


Jefferson Higino Dantas

Coordenador do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas da ABDF. Possui especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade de Brasília (2007). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2002). Bibliotecário da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação. Atualmente na Presidência da República.


Jhonathan Divino Ferreira dos Santos

Mestre em Economia e Gestão do Setor Público (2016), Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2008), pela Universidade de Brasília. Trabalha como bibliotecário no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde também desenvolve pesquisas na área de prospecção de cenários para as bibliotecas do século XXI, gestão do conhecimento e valoração econômica de bibliotecas.


José Ronaldo Vieira

Coordenador do Grupo de Informação e Documentação Jurídicas do Distrito Federal – GIDJ-DF. Especialista em Gestão do Conhecimento. Bibliotecário do Superior Tribunal de Justiça, responsável pela gerência da Biblioteca Digital Jurídica - BDJur e do Consórcio BDJur. Atua há 13 anos na área de informação digital.


Judite Martins

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Desde 2009, é bibliotecária da Câmara dos Deputados. É integrante da atual gestão da ABDF (2018-2020) e uma das coordenadores do coletivo Liga Bibliotecária.


Lucia Regina Pontes Lemos

Formada em Biblioteconomia (1979) pela Universidade de Brasília e Chefe da Divisão de Biblioteca do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Luciana Grings

Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), especialização em Educação Infantil pela UFRGS (2003) e Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Em 2005, foi professora substituta dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2009 é Coordenadora de Serviços Bibliográficos da Fundação Biblioteca Nacional, responsável pelas áreas de Depósito Legal, Intercâmbio e processamento técnico. Atualmente é membro do Comitê Permanente da IFLA-LAC e membro do Comitê Técnico de Avaliação de Projetos da Associação de Estados Ibero-americanos para o desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais de Ibero-América (Abinia). Tem experiência em Biblioteconomia, com ênfase em análise temática e administração de unidades de informação.


Luciana Oliveira

Gerente Nacional da vLex Informação Jurídica Inteligente, uma plataforma que utiliza tecnologia de ponta para pesquisa do Direito e que acaba de lançar o assessor virtual Vincent. Luciana Oliveira é bibliotecária formada pela Universidade de Brasília e possui experiência nas áreas de gestão de negócios e soluções de conteúdo baseados na Web (publicações, e-journals, e-books, etc.) nos setores acadêmico, governamental e corporativo.


Maira Murrieta Costa

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na School of Information da University of Michigan. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Especialista em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. É servidora pública, Tecnologista Pleno do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem experiência na área de planejamento de sistemas de informação, com ênfase em recuperação da informação on-line. Atualmente tem dedicando-se a pesquisa de dados científicos online coletados em grande escala e a necessidade de uma política nacional que normatize a gestão de dados de pesquisa nas instituições públicas.


Marco Lucchesi

Professor Titular de Literatura Comparada (Ciência da Literatura / UFRJ), professor convidado da FioCruz e membro da Academia Brasileira de Letras. Graduado em História pela UFF, mestrado e doutorado em Letras (Ciência da Literatura - UFRJ) e pós-doutorado na Universidade de Köln (Alemanha). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e atuação principalmente nos seguintes temas: poesia, filosofia, língua e literatura, literatura italiana e discurso literário. Membro do Conselho Nacional para Políticas Culturais (2015-2016). Professor visitante em universidades da Europa e América Latina. Foi editor das revistas Poesia Sempre, Tempo Brasileiro (de 2007 a 2015, vol. 171 a 203) e Mosaico Italiano (de 2005 a 2008, vol. 21 a 52). Foi também editor de obras raras da Biblioteca Nacional entre 2006 e 2011. Entre 2012 e 2017 foi diretor da fase VIII da Revista Brasileira da ABL, tendo coordenado a publicação dos números 70 a 93. No período de 2009 a 2017 foi eleito Diretor Acadêmico da Organização para o Desenvolvimento da Ciência e da Cultura (ORDECC). Foi colunista mensal em O Globo de 2010 a 2018. Recebeu diversos prêmios, dentre os quais o Jabuti, o Marin Sorescu da Romênia, de Cavaliere da República Italiana e o Alceu Amoroso Lima pela obra poética. Doutor Honoris Causa da Universidade de Timisoara. Pertence à diversas instituições, dentre as quais se destacam a Academia das Ciências de Lisboa (sócio correspondente); Accademia Lucchese di Scienze, Lettere e Arti (sócio correspondente); Academia Paraguaya de la Lengua Española (sócio correspondente); Sociedade Brasileira de Geografia; Sociedade de Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (Presidente); Movimento Humanos Direitos; Pen Clube do Brasil; Academia Fluminense de Letras; Academia Norte-Riograndense de Letras (sócio correspondente); Academia de Letras de Aracaju (sócio correspondente); Academia Niteroiense de Letras; Instituto Histórico e Geográfico de Niterói; Cenáculo de História e Letras de Niterói. Foi eleito Presidente da Academia Brasileira de Letras (gestão 2018-2019). Na presidência da ABL organiza diversos intercâmbios culturais da ABL com escolas, hospitais, bibliotecas, instituições socioeducativas, Marinha do Brasil, através de visitas e palestras seguidas da doação de livros e de computadores.


Marília Abreu Paiva

Doutora (2016) e Mestre (2008) em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou a graduação em Biblioteconomia (2004). Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares.


Patricia Rocha Bello Bertin

PhD em Information Management pela Loughborough University, UK (2014), com Mestrado em Patologia Molecular (2002) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1999). Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2002, tendo atuado como coeditora da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (http://www.sct.embrapa.br/pab/), periódico editado pela Embrapa com conteúdo técnico-científico e publicação mensal, entre 2004 e 2006. De 2007 a 2010, foi Supervisora de Organização da Informação e, posteriormente, Gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação na Embrapa Informação Tecnológica. Seu principal interesse de pesquisa está na incorporação de fundamentos e princípios do sistemismo a estratégias corporativas para a gestão de dados, informações e conhecimento. Tópicos como Gestão de Dados de Pesquisa, Dados Abertos e Ciência Aberta são de especial interesse. Atualmente, Patrícia é Supervisora de Governança da Informação e Transparência da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa; co-dirigente do Grupo de Interesse em Dados Agrícolas da Research Data Alliance (https://www.rd-alliance.org/groups/agriculture-data-interest-group-igad.html); e coordenadora do compromisso brasileiro pela Ciência Aberta no IV Plano de Ação Nacional em Governo Aberto (http://governoaberto.cgu.gov.br/no-brasil/planos-de-acao-1/copy_of_3o-plano-de-acao-brasileiro/4o-plano-de-acao-nacional_portugues.pdf).


Raphael Cavalcante

Graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Desde 2011, é bibliotecário da Câmara dos Deputados. É integrante da atual gestão da ABDF (2018-2020) e um dos coordenadores do coletivo Liga Bibliotecária.


Simone Bastos Vieira

Pós-doutorado em Ciência da Informação, na área de Gestão do Conhecimento, pela Université Charles de Gaulle - Lille 3 (2016), doutorado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid (1994), mestrado pela Universidade de Brasília (1984) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1980). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. Bibliotecária aposentada do Senado Federal, onde exerceu o cargo de diretora da Biblioteca, no período de 1996 a 2012.


Socorro Gross Galiano

Atual Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. Socorro Gross Galiano é natural da Costa Rica e possui quase 30 anos de experiência junto à OPAS/OMS. Antes de assumir o escritório no Brasil, foi representante da OPAS na Nicarágua (julho de 2013 a dezembro de 2018) e chegou a atuar em outros países, como Colômbia, República Dominicana e México. De 2008 a 2013, foi subdiretora da sede da OPAS/OMS, em Washington D.C., Estados Unidos. Médica graduada na Universidade da Costa Rica em 1982, a representante é também mestre em epidemiologia e doutora em medicina e cirurgia, tendo lecionado por três anos na Universidade do Texas.


Sueli Mara Soares

Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, tendo feito parte de seus estudos na Syracuse University e na Vanderbilt University, ambas nos EUA. Docente e orientadora de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Também é professora no programa de bacharelado em biblioteconomia desde 1994. Sua principal área de pesquisa é a comunicação científica, especialmente o acesso aberto envolvendo tópicos de revistas científicas e repositórios institucionais. Colaboradora ativa na área da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Comunicação Científica e Desenvolvimento da Ciência, sendo membro ativo em muitas organizações, como: Membro do Conselho Diretor da Biblioteca Virtual da FAPESP (2009-2010). Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (2010-2013). Coordenadora da Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Acesso Aberto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Associados (FEBAB, desde 2016). Membro do Conselho Científico Internacional da RedAlyc (2009-2012). Parecerista e avaliadora da FAPESP e do CNPq no Brasil (desde 2005) e da Oficina de Avaliação de Pesquisa na PUCP no Perú (2015). Membro do Conselho Técnico Científico do IBICT (2008-2010, 2017-2019). Membro Grupo de Especialistas Internacional do IAP Group (International Advocacy Programme) da International Federation of Library Association (IFLA, 2015-2016). Secretária da Divisão V Regional da IFLA (2015-2017). Presidente do Comitê Permanente da Seção para América Latina e Caribe da IFLA (IFLA LAC (2015-2017), sendo membro desde 2011-2019. Membro do Conselho de Governo da IFLA (2017-2019). Presidente da Divisão V Regional da IFLA (2017-2019). Membro do Comitê Profissional da IFLA (2017-2019). Membro do Conselho Consultivo do Programa de Desenvolvimento de Bibliotecas da IFLA (2017-2019).


Sueli Mitiko Yano Suga

Supervisora de Fontes de Informações Referenciais da Bireme. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001).


Tainá Assis

Tainá Assis é doutoranda em Ciência da Informação e da Comunicação pela Université de Toulon, França. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Biblioteconomia pela mesma instituição. É também tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário IESB. Atua na Coordenação de Atendimento à Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Responsável pela coordenação da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é a Diretora do Centro Brasileiro do ISSN e membro do ISSN Governing Board representando o Ibict. Também participa do Document Delivery and Resource Sharing Section da Internation Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) como membro eleita. Participa da Comissão Organizadora da Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA). Tem experiência na área da Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Científica, Ciência Aberta, Acesso Aberto à Informação Científica, Bibliotecas, Bibliotecas Digitais, Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, Repositórios Digitais da Produção Científica e Catálogos Coletivos.


Waldinéia Ribeiro de Almeida

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Rondonópolis (2012). Atualmente é Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas escolares, bibliotecários mirins, mediação da leitura, projetos de leitura e arte na biblioteca escolar.