Programação

28/05/2017
Horário Programa Descrição
00h:00 Espaço Cultural – Orquestra de Violões de Brasília Criada pelos violonistas e professores da Escola de Música de Brasília Jaime Ernest Dias e Paulo André Tavares, a Orquestra de Violões de Brasília surgiu como um projeto didático, e se consagrou como parte da história musical da cidade. Com 26 anos de estrada e doze integrantes, ela está sempre renovando o repertório, compondo peças próprias e buscando novos sons.
01h:00 Senado na História O Voto Feminino.
01h:30 Agenda Econômica O projeto de reforma trabalhista aprovado na Câmara está em pleno debate no Senado. O assunto é polêmico e divide as opiniões. A entrevistada desta semana, a advogada especialista em direito econômico e trabalhista, Celita Oliveira Sousa, defende a proposta e reforça a tese da segurança jurídica para o empresariado.
02h:00 Senado na História - A Lei do Ventre Livre Documentário que apresenta a trajetória histórica da Lei do Ventre Livre e a sua importância para aquela época. A Lei declarava livres os filhos das escravas e foi implantada em 28 de setembro de 1871.
02h:30 Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Gravada em 18/05/2017 - 13ª RE - Audiência Pública (Finalidade: Debater questões ligadas à soberania nacional e aos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira).
04h:30 Em Discussão! O Simples Nacional e a Pequena Empresa Há 10 anos surgia o Simples Nacional, um regime tributário simplificado que beneficiou as micro e pequenas empresas: inúmeros impostos recolhidos em documento único de arrecadação. A Audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado apontou que as mudanças na lei contribuíram com o aumento da arrecadação e a criação de empregos formais.
05h:00 Conversa de Músico – Filarmônica de Berlim e Plácido Domingo 2 O repertório sinfônico espanhol e aquele escrito por compositores que se inspiraram na música da Espanha está de volta, neste segundo programa com a Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência de Plácido Domingo. Obras de Nicolai Rimsky-Korsakov, Isaac Albéniz e Manuel de Falla.
06h:00 Histórias de Acadêmicos – Eduardo Portella, o Sonho de um Tempo Brasileiro O acadêmico, escritor e professor Eduardo Portella, nasceu em Salvador (BA) em 1932. Estudou filosofia, direito e literatura em universidades do Recife e Madrid. Crítico literário, inovou ao trazer para as resenhas de jornais observações filosóficas e contextualizar a obra no tempo e no espaço. Fundou, há mais de cinquenta anos, a revista e a editora Tempo Brasileiro. Foi Ministro da Educação, Cultura e Esportes no final do regime militar. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1981 é hoje, depois de José Sarney, o segundo decano da instituição.
07h:00 Cidadania Entrevista Adriano Castanho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, é o entrevistado deste programa e fala da situação do Projeto de Lei que retornou ao Senado Federal na forma de substitutivo ao projeto enviado à Câmara. Fala também das reinvindicações dos aeronautas em defesa da segurança dos voos e dos passageiros.
07h:30 Parlamento Brasil Parlamento Brasil (PGM 211)
08h:00 Argumento Argumento
08h:15 Alô Senado Essa semana no Alô Senado: Eduardo Lopes responde sobre as obras do Comperj; Eduardo Amorim fala sobre a informatização do ensino público; Otto Alencar opina sobre melhorias para os agentes de saúde. No quadro Jovem Senador, a participação do senador Edison Lobão. No Passeata Eletrônica, Hélio José explicou como as manifestações virtuais podem mudar a opinião de um senador.
08h:30 Senado na História O Voto Feminino.
09h:00 Em Discussão! CPI da Previdência: Existe Deficit Especialistas ouvidos pela CPI da Previdência revelam números bilionários referentes a trabalhadores formais sem carteira assinada, à apropriação indébita, ao Refis que perdoa dívidas milionárias, à sonegação; mostram os maiores devedores da Previdência e o que acontece com eles; falam da cobrança da dívida da União, de quase dois trilhões de reais, e explicam a aposentadoria de servidores públicos e militares. Para eles, tem muito dinheiro disponível, basta cobrar.
09h:30 #Eu Fiscalizo As notícias do Tribunal de Contas da União, o TCU.
10h:00 Conversa de Músico – Filarmônica de Berlim e Plácido Domingo 2 O repertório sinfônico espanhol e aquele escrito por compositores que se inspiraram na música da Espanha está de volta, neste segundo programa com a Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência de Plácido Domingo. Obras de Nicolai Rimsky-Korsakov, Isaac Albéniz e Manuel de Falla.
11h:00 SENADOC O EVANGELHO SEGUNDO TEOTÔNIO
13h:00 Agenda Econômica O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Dario Berger, fala das diretrizes orçamentárias para 2018.
13h:30 Parlamento Brasil Assembleia Legislativa de Alagoas realiza a primeira audiência pública do ano fora do plenário da casa. Em Mato Grosso, está em tramitação projeto que proíbe o assédio moral no ambiente de trabalho. Projeto de lei em debate na Câmara dos Deputados destina 10% das multas de trânsito para campanhas educativas contra o uso do celular ao volante. Senadores aprovam projeto que muda a lei do abuso de autoridade. No quadro Vitrine, as riquezas naturais de Felipe Guerra, no interior do Rio Grande do Norte.
14h:00 Cidadania Entrevista Marianne Pecassou, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, fala sobre a exposição fotográfica “A Falta Que Você Faz”, com imagens de famílias de desaparecidos e sobre as dificuldades de quem convive com a perda de alguém.
14h:30 Espaço Cultural – João Ferreira e Vinícius Vianna Os violonistas João Ferreira e Vinícius Vianna lançam o CD Dois violões, em que interpretam canções autorais e alguns clássicos do choro brasileiro, de autores como Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Eles falam do processo de composição, de suas referências musicais e de como nasceram os arranjos para dois violões.
15h:30 Alô Senado Essa semana no Alô Senado: Eduardo Lopes responde sobre as obras do Comperj; Eduardo Amorim fala sobre a informatização do ensino público; Otto Alencar opina sobre melhorias para os agentes de saúde. No quadro Jovem Senador, a participação do senador Edison Lobão. No Passeata Eletrônica, Hélio José explicou como as manifestações virtuais podem mudar a opinião de um senador.
15h:45 Argumento Argumento
16h:00 SENADOC - Marabaixo: ciclo de Amor, Fé e Esperança Documentário que registra a maior manifestação cultural do Estado do Amapá e resgate das personalidades afrodescendentes que preservaram p/ as gerações atuais essa manifestação. O ciclo celebra o Divino Espírito santo e a santíssima Trindade e vai do domingo de Páscoa até Corpus Christi. (2008. Dir.: Thomé Azevedo).
16h:30 Em Discussão! CPI da Previdência: Existe Deficit Especialistas ouvidos pela CPI da Previdência revelam números bilionários referentes a trabalhadores formais sem carteira assinada, à apropriação indébita, ao Refis que perdoa dívidas milionárias, à sonegação; mostram os maiores devedores da Previdência e o que acontece com eles; falam da cobrança da dívida da União, de quase dois trilhões de reais, e explicam a aposentadoria de servidores públicos e militares. Para eles, tem muito dinheiro disponível, basta cobrar.
17h:00 EcoSenado Sustentabilidade nas cidades é tema de conferência em Brasília. Duplicação de rodovia em Rondônia vai viabilizar o uso da hidrovia do rio Madeira para o escoamento da produção agrícola. O debate sobre energias renováveis e a importância da preservação da caatinga em destaque nas comissões do Senado. E o novo mapa hidrográfico do Distrito Federal, uma verdadeira antologia da riqueza da fauna e da flora do cerrado.
17h:30 Argumento Argumento
17h:45 Após 190 No dia 6 de maio de 1826, o Imperador D. Pedro I participou da cerimônia de abertura do Senado brasileiro. Em seu discurso aos parlamentares, conhecido como “Fala do Trono”, o monarca pediu atenção a dois assuntos prioritários da nação naquela época. Um deles era a educação. Após 190 anos, o Senado reflete sobre seu papel de atender as atuais demandas sociais por mais transparência e participação na política brasileira.
18h:00 Conversa de Músico – Filarmônica de Berlim e Plácido Domingo 2 O repertório sinfônico espanhol e aquele escrito por compositores que se inspiraram na música da Espanha está de volta, neste segundo programa com a Orquestra Filarmônica de Berlim, sob a regência de Plácido Domingo. Obras de Nicolai Rimsky-Korsakov, Isaac Albéniz e Manuel de Falla.
19h:00 Histórias de Acadêmicos – Eduardo Portella, o Sonho de um Tempo Brasileiro O acadêmico, escritor e professor Eduardo Portella, nasceu em Salvador (BA) em 1932. Estudou filosofia, direito e literatura em universidades do Recife e Madrid. Crítico literário, inovou ao trazer para as resenhas de jornais observações filosóficas e contextualizar a obra no tempo e no espaço. Fundou, há mais de cinquenta anos, a revista e a editora Tempo Brasileiro. Foi Ministro da Educação, Cultura e Esportes no final do regime militar. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1981 é hoje, depois de José Sarney, o segundo decano da instituição.
20h:00 Senado na História - A Lei do Ventre Livre Documentário que apresenta a trajetória histórica da Lei do Ventre Livre e a sua importância para aquela época. A Lei declarava livres os filhos das escravas e foi implantada em 28 de setembro de 1871.
20h:30 Espaço Cultural – Orquestra de Violões de Brasília Criada pelos violonistas e professores da Escola de Música de Brasília Jaime Ernest Dias e Paulo André Tavares, a Orquestra de Violões de Brasília surgiu como um projeto didático, e se consagrou como parte da história musical da cidade. Com 26 anos de estrada e doze integrantes, ela está sempre renovando o repertório, compondo peças próprias e buscando novos sons.
21h:30 SENADOC - Em Busca da Verdade (episódio 1) A Comissão Nacional da Verdade coletou depoimentos e investigou as violações de direitos humanos cometidas durante o regime militar. A TV Senado reuniu o material neste documentário.
22h:30 Senado na História - Abolição O programa resgata as discussões no Parlamento sobre a Abolição da Escravatura e exibe documentos da época que se encontram no Arquivo do Senado. Mostra a luta para extinguir o trabalho escravo no Brasil nos anos que precederam a Lei Áurea, de 1888, e seus reflexos nos dias de hoje.
23h:00 Agenda Econômica O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Dario Berger, fala das diretrizes orçamentárias para 2018.
23h:30 Em Discussão! O Simples Nacional e a Pequena Empresa Há 10 anos surgia o Simples Nacional, um regime tributário simplificado que beneficiou as micro e pequenas empresas: inúmeros impostos recolhidos em documento único de arrecadação. A Audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado apontou que as mudanças na lei contribuíram com o aumento da arrecadação e a criação de empregos formais.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11