Respeito é bom e bicho gosta — Rádio Senado
Reportagem Especial

Respeito é bom e bicho gosta

Maus tratos a animais é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Apesar da existência de legislação, diversos são os casos registrados; Senado analisa várias propostas sobre o assunto

Quem maltrata animais está cometendo um crime. O artigo 32 da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 estabelece pena de prisão de três meses a um ano e pagamento de multa para quem praticar ato de abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.  Está sujeito à mesma pena quem promover experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. Essas penas são aumentadas de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.

Ainda assim, são vários os casos registrados. Na tentativa de reduzir situações como estas, o Senado Federal analisa diversos projetos que tratam dos direitos dos animais, tanto dos domésticos, cães e gatos principalmente; quanto dos chamados animais de produção, como bois e frangos; além, é claro, dos silvestres. E este é o tema da Reportagem Especial “Respeito é bom e bicho gosta”, produzida pelo jornalista Maurício de Santi e que vai ao ar nesta sexta-feira (06/10), às 18h, com reprise no sábado (07/10), às 10h, e domingo (08/10), às 17h.

O programa questiona, por exemplo, o que pode ser feito para assegurar o bem-estar dos animais, além de mudar a legislação? Outro ponto abordado por especialistas é de que forma o ser humano pode desenvolver uma relação mais respeitosa com os outros integrantes da fauna planetária. Para o senador Pedro Chaves (PSC-MS), a questão é delicada e a substituição de animais em testes é uma equação difícil de resolver. “Fui reitor de universidade e trabalhei muito tempo com pesquisa em animais, principalmente nos cursos de medicina veterinária, e sei das dificuldades que há com elementos substitutivos”.

06/10/2017, 12h44 - ATUALIZADO EM 07/01/2019, 11h15
Duração de áudio: 29:40
Divulgação
29:40Respeito é bom e bicho gosta
1ª parte
14:17
2ª parte
15:23
Ao vivo
00:0000:00