Mini Currículo dos Palestrantes

Christiane Coelho Paiva

Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, UnB, com especialização em Instituições e Processos Políticos do Legislativo, pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor).

Atualmente, trabalha na Coordenação de Biblioteca do Centro de Documentação e Informação (Cedi), na Seção de Disseminação da Informação (Sedin). Atuou como diretora da Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação (Corpi) do Cedi e em atividades em lideranças partidárias. Exerceu, também, a gerência do projeto corporativo que estabeleceu a Gestão do Relacionamento na Câmara dos Deputados. Trabalhou anteriormente na Câmara Legislativa do Distrito Federal como diretora da Biblioteca. No momento é aluna do Cefor no MBA em Governança Legislativa.


Dinamar Cristina Pereira Rocha

Mestre em Administração, com dissertação desenvolvida sobre Gestão do Conhecimento, Especialista em Gestão Pública e em Direito do Estado, bacharelado em Direito e Biblioteconomia, Analista Legislativo (Biblioteconomia) do Senado Federal, professora do ILB e de especialização coordenada pela ESAF-MG/Universidade Federal de Lavras em disciplinas de Gestão do Conhecimento.


Fernando Leite

Graduado em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação. Doutor em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: informação em ciência e tecnologia, gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos. Foi editor pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science de 2006/2012 (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde planejou e implementou atividades de gestão da informação científica, tecnológica e organizacional e coordenou iniciativa e estratégias de acesso aberto à informação científica.

Consultor do IBICT entre 2006 e 2009. Especialista Visitante do IBICT entre 2010 e 2013, no âmbito do Programa de Capacitação Institucional (PCI/CNPQ). Vice-coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB no período 2014-2016. É professor Adjunto III da Faculdade de Ciência da Informação e diretor do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília.


Helene Celeste

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília com pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento. Servidora do Senado Federal desde 1985. Na Biblioteca do Senado Federal foi chefe do Serviço de Referência Bibliográfica de 1996 a 1997; chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário de 1997 a 1999 e de 2002 a 2004; chefe do Serviço de Pesquisa Parlamentar de 2004 a 2005; diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas de 2005 a 2012; diretora da Secretaria de Biblioteca de dezembro de 2012 a abril 2013 e hoje é a atual Coordenadora da Biblioteca do Senado Federal. Foi membro da Comissão dos 180 anos do Senado Federal; da Comissão dos 180 anos da Biblioteca do Senado Federal; da Comissão para a criação da Biblioteca Digital do Senado Federal; Presidente da Comissão em comemoração ao centenário de Luiz Viana Filho, patrono da Biblioteca do Senado e membro da Comissão em comemoração aos 190 anos do Senado Federal.

Atuou, ainda, como assessora de pesquisa da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto do Código de Processo Civil; da Comissão de Juristas responsável pela atualização do Código Eleitoral e da Comissão de Juristas responsável pela atualização do Código de Defesa do Consumidor.


Janice Silveira

Graduada pela Universidade de Brasília (1990); Especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2015); Bibliotecária Senior da CBC - Canadian Broadcasting Corporation (2002-2007); Gerente do Projeto de Implantação da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados (2007-2008); Gestora da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados (2009-2013); Gerente do Projeto de Implantação da Solução de Descoberta para a Biblioteca da Câmara dos Deputados (2014-2015); Diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados (2016-).


Jose Antonio Machado Nascimento

Graduado em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bibliotecário do Centro de Informação em Transporte Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Foi professor-conteudista da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), da Faculdade de Ciência da Informação e do Núcleo de Multimídia e Internet (NMI) da Universidade de Brasília. Seus trabalhos mais relevantes estão relacionados a gestão de projetos de sistemas de informação; planejamento e desenvolvimento de serviços de informação em sistemas de gestão de conteúdo(CMS) e tecnologia da informação, com enfoque em Interação Humano-Computador e Usabilidade.


Neide Alves Dias De Sordi

Bibliotecária e mestre pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília (UnB). É diretora da InnovaGestão – Consultoria em Informação Ltda. Integra, como representante da Open Knowledge Brasil, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Assessoramento em Governo Aberto, instituído pela Controladoria Geral da União (CGU). Integrou o Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Foi diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretária de Pesquisa e Informação Jurídicas do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF).


Tainá Batista de Assis

Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Biblioteconomia pela mesma instituição. Atualmente é Coordenadora de Atendimento à Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Diretora do Centro Brasileiro do International Standard Serial Number (CBISSN). Está sob sua coordenação o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), a Rede Bibliodata e a Biblioteca do IBICT. Também é de sua responsabilidade a coordenação da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (RBP) e o Portal do Livro Aberto em Ciência, Tecnologia e Inovação (PLACT&I).


Wander Martins Borges Filho Pavão

Foi diretor do Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal. Atualmente é o bibliotecário supervisor dos Resource Centers da Casa Thomas Jefferson. Membro do INELI Iberoamérica, Rede de Bibliotecários Inovadores da CERLALC/UNESCO. É membro da Rede BiblioInnova, para inovação em bibliotecas públicas e comunitárias na América Latina. É membro da IASL, International Association of School Librarianship. Membro da Academia Cruzeirense de Letras. É curador da FLIPER – Festival Literário Internacional das Periferias. É voluntário na Biblioteca Comunitária Jovem de Expressão, na cidade de Ceilândia.