Tenho que criar uma Ouvidoria, e agora?


Data: 26 DE JUNHO DE 2019.

Local: Interlegis

Horário: 9hs às 13hs

Inscrições: http://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/webinar-inova-2019

A Ouvidoria do Senado Federal, em parceria com as Ouvidorias da União e da Câmara dos Deputados, realizará, em 26 de junho, a primeira edição do Webinar Ouvidoria Inova 2019. Das 9h às 13hs, o ouvidor-geral da União, Valmir Dias, explicará ao vivo e on-line os sete passos para a criação de ouvidoria nos municípios. O motivo é o prazo – 17 de junho deste ano – dado pela Lei 13.460/2017 para as prefeituras implantarem ouvidorias municipais. O objetivo da lei é criar um canal de comunicação entre o cidadão e os gestores públicos, de forma a promover a transparência da gestão pública e a excelência dos serviços prestados pelas prefeituras. Também participarão do Webinar os ouvidores do Senado, senador Márcio Bittar (MDB-AC), e da Câmara, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).



PROGRAMAÇÃO



8h30

9h15


9h30


9h45


10h15


10h45


12h00

Credenciamento, boas-vindas e Coffe Break

Abertura
Hino Nacional

O papel da Ouvidoria
Senador Márcio Bittar - Ouvidor do Senado Federal

2a Palestra - A Carta de Serviços ao usuário de serviço público.
Deputado Eduardo Barbosa – Ouvidor da Câmara dos Deputados

3a Palestra - Reflexos da Ouvidoria na Gestão Municipal
Glademir Aroldi – Presidente da Confederação Nacional dos Municípios

4a Palestra - Os 7 passos para criar uma Ouvidoria
Valmir Gomes Dias – Ouvidor-Geral da União

Encerramento




Convidados Especiais:


  • Paulo Lemos – Deputado Estadual Ouvidor da Assembleia Legislativa do Amapá
  • Gilson Conzatti - Presidente da UVB – União dos vereadores do Brasil



Parcerias:


  • Ouvidoria Geral da União
  • Câmara dos Deputados
  • CNM Confederação Nacional de Municípios

PALESTRANTES



Valmir Gomes Dias

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desde 2007, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, tendo atuado na execução, coordenação e supervisão de auditorias e ações de combate à corrupção. Desempenhou as funções de Chefe de Divisão e Chefe Regional - Adjunto na CGU Regional RJ; de Superintendente da CGU Regional Goiás e de Diretor de Auditoria de Governança e Gestão na Secretaria Federal de Controle Interno. Exerce atualmente o cargo de Ouvidor-Geral da União.



Marcio Bittar

Atual senador da República pelo estado do Acre, foi eleito deputado estadual em 1994 e deputado federal em 1998 e em 2010, tendo sido o deputado mais votado da história do Acre, além de ocupar o cargo de Primeiro Secretário da Câmara Federal. Graduado em Marketing Político pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB), 2004 e Ciências Sociais e Política pela Uninorte, 2005.

Ex-agropecuarista, foi Presidente da União Campo-Grandense de Estudantes em Campo Grande, MS, entre 1981 e 1983. Foi o representante da instituição no Comitê das Diretas Já em 1985; Membro do Comitê Pró-Pantanal contra a implantação de uma usina de álcool,1980.

Marcio Bittar também é o atual Ouvidor do Senado Federal e Vice-líder do Governo no Congresso Nacional.



Glademir Aroldi

Glademir Aroldi é presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Possui graduação em Gestão Pública e ampla experiência no movimento municipalista. Foi vereador em seu Município de origem, Saldanha Marinho/RS, entre 1989 e 1992, sendo eleito prefeito durante três mandatos (1993-1996; 2001-2004; e 2005-2008). Assumiu a liderança da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e da Serra do Botucarai (COMAJA). Também esteve no comando da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) entre 2006 e 2007.

Eduardo Barbosa

Eduardo Barbosa é médico pediatra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Saúde Pública e é formado pelo Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Exerce o seu sétimo mandato como Deputado Federal.

Político de perfil conciliador e com amplo conhecimento das questões sociais. Na Câmara dos Deputados é membro das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dos Direitos da Pessoa Idosa, de Educação, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e membro da Comissão de Seguridade Social e Família desde o primeiro mandato. O deputado presidiu Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia.

É Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados e atual Presidente da representação mineira do Instituto Teotônio Vilela, centro de estudos e formação política do PSDB.