Portal O Senado
Presidência
Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro
 
 



"Estou orgulhoso porque, juntos, elaboramos a lei que o Brasil precisava, uma lei luminosa para a educação, uma lei que permitirá ao Brasil certificar a si mesmo como civilização."

Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, em Motes Claros, MG. Filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e Josephina Augusta da Silveira Ribeiro.

Formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia Política de São Paulo, em 1946. Especializou-se em Antropologia.

De 1946 a 1954 foi etnólogo nas aldeias indígenas do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia. Em 1954 esteve como Assessor da Organização Internacional do Trabalho — OIT, em Genebra.

Foi fundador do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

No Governo João Goulart veio a ser Chefe da Casa Civil e ministro da Educação e Cultura. Primeiro Reitor da Universidade de Brasília, a qual planejou e implantou no Governo de Juscelino Kubitschek .

Trabalhou como redator de projetos de reforma para a Universidade Nacional do Uruguai; para o Sistema Universitário Peruano; para a Universidade Central da Venezuela, além de projetar novas universidades para a Costa Rica, o México e a Argélia.

Foi colaborador do Presidente Salvador Allende, na tarefa de implantação do Socialismo em Liberdade, no Chile. Assessor do Goverrno Velasco, no Peru, para revolução agrária e instituição de formas de participação popular no exercício do poder, na gestão da economia e na condução da vida política e social, implantando o Centro de Estudos de Participação Popular de Lima, em 1972.

Em 1982 foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro pelo PDT ( Partido Democrático Trabalhista), no governo Leonel Brizola, tendo sido coordenador da reforma do Ensino de 1º Grau no Rio de Janeiro, de que resultou o Plano Especial de Educação e implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP).

Eleito senador da República, em 1990, para mandato a iniciar-se em fevereiro de 1991, tornou-se Secretário Extraordinário de Programas Especiais do Rio de Janeiro em agosto de 1991, cargo que ocupou até fevereiro de 1992.

De volta ao Senado Federal, relatou o projeto de lei de diretrizes e bases da educação.

Publicou diversos trabalhos, dentre eles: " Kadiweu — Ensaios Etnológicos sobre o Saber, o Azar e a Beleza" (1950) . Plano Orientador da Universidade de Brasília (1962). O Processo Civilizatório — Etapas da Evolução Sócio-Cultural (1968), publicado originalmente em inglês e editado, também, em português, espanhol (Venezuela, Argentina, México e Cuba), em alemão e italiano.

Darcy Ribeiro faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997.

 

voltar ao início da página

 

 

Contexto Histórico
Áudio - mono

Áudio
Volume 2

Pronunciamento
Áudio - mono

Áudio
Volume 2

 

Em sessão de 8 de fevereiro de 1996, após 8 anos de tramitação no Congresso Nacional — no Senado Federal desde 1993 — o senador Darcy Ribeiro relata projeto de lei de diretrizes e bases para a educação brasileira. Educador, fundador da Universidade de Brasília (UnB), ao final da votação da matéria faz breve, mas comovido agradecimento aos seus pares, destacando a colaboração recebida de todos para aprovar o substitutivo ao projeto da nova lei, a ser apreciado, em seguida, pela Câmara dos Deputado.

 

voltar ao início da página