CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:

O Senado Federal realizou credenciamento específico para o acesso de jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e técnicos de comunicação ao Palácio do Congresso Nacional para a cobertura da posse presidencial, no dia 1º de janeiro de 2019, às 15 horas. As solicitações estão encerradas.

RECOMENDA-SE ATENÇÃO PARA AS SEGUINTES REGRAS:
  • A entrega das credenciais para a solenidade no Congresso Nacional ocorre no período de 26 a 28 de dezembro de 2018, das 9h às 17h, na Polícia do Senado Federal.
  • Segundo definido pelo Palácio do Planalto, os locais de cobertura da posse presidencial, no dia 1º de janeiro de 2019, são únicos. Portanto, os jornalistas que estiverem trabalhando no Congresso Nacional , por exemplo, não poderão cobrir o Palácio do Planalto nem o Itamaraty.
  • Embora prevista anteriormente, a montagem de links para as emissoras de TV não mais será permitida para a solenidade no Congresso Nacional. Para os eventos no Palácio do Planalto, será destinado posicionamento para esses veículos na Praça dos Três Poderes. Informações pelo telefone: (61) 3411-1601.

SETORES PARA A COBERTURA DE IMPRENSA*:

Os setores disponíveis para a cobertura de imprensa são:

  1. Rampa do Congresso Nacional e área externa da Chapelaria (em caso de chuva) – cor: azul (somente fotógrafos e cinegrafistas);
  2. Salão Branco (área interna da Chapelaria) – cor: salmão (todos os profissionais de imprensa);
  3. Salão Negro – cor: preta (todos os profissionais de imprensa);
  4. Salão Verde – cor: verde (todos os profissionais de imprensa);
  5. Mezanino do plenário da Câmara dos Deputados – cor: cinza (somente jornalistas de rádio e de texto); e
  6. Galeria do plenário da Câmara dos Deputados – cor: laranja (somente fotógrafos).
* As regras de acesso ao plenário da Câmara dos deputados serão informadas posteriormente às empresas jornalísticas, a partir do mapeamento dos espaços disponíveis.

DIRETRIZES DE SEGURANÇA PARA A POSSE PRESIDENCIAL:

  • O profissional deve estar atento ao setor autorizado pela credencial, pois não será permitida a circulação entre eles. Cada credencial autoriza o acesso e a permanência apenas no setor determinado.
  • Haverá bloqueios de segurança em todos os locais, 30 minutos antes da chegada da comitiva presidencial ao Palácio do Congresso Nacional e a liberação só ocorrerá após o ingresso das autoridades no Plenário da Câmara dos Deputados. Também haverá interrupção de circulação nos espaços internos na saída da comitiva presidencial.
  • O uso da credencial especial para a posse é pessoal e intransferível. Na hipótese de cancelamento, suspensão, revogação ou substituição do seu titular, o veículo de comunicação solicitante deve comunicar o fato à coordenação-geral da posse e devolver imediatamente a credencial.