Perguntas Frequentes

  1. A TV Senado autoriza cópia em DVD de programas que não tenham nenhuma restrição quanto a direitos autorais. Para solicitar cópia, escrever para stelaq@senado.leg.br , ou fazer o pedido pelo telefone (61) 3303 3900.
  2. Para facilitar o acesso ao conteúdo legislativo, todo o acervo da TV Senado passou a ser publicado no YouTube. Assim, para fazer o download dos arquivos é necessário acessar o Google e pesquisar: como baixar vídeos do YouTube. Serão oferecidas muitas soluções. Escolha aquela que se adequar melhor ao seu sistema operacional.
  3. A TV Senado não tem nenhuma gerência no corte de áudio durante as atividades parlamentares. O Regimento Interno do Senado estabelece a duração do uso da palavra pelos senadores durante as sessões plenárias. Quando esse tempo é ultrapassado, toca uma campainha para avisar ao parlamentar para que conclua seu discurso. Se o parlamentar não concluir, o áudio é cortado automaticamente. Cabe ao presidente da Mesa liberar o áudio e conceder mais tempo para o orador na tribuna.
  4. O Regimento Interno do Senado estabelece dias e horários das reuniões das comissões. A Comissão Diretora do Senado, no Ato nº 21, de 2009, estabelece as normas para cobertura das atividades legislativas e eventos ocorridos no Senado Federal e no Congresso Nacional. A TV Senado segue essas orientações para definir as veiculações ao vivo. Todos os eventos legislativos são transmitidos ao vivo pela página da emissora na internet e gravados para posterior veiculação na emissora.
  5. O Senado criou o Portal das Comissões onde é possível acessar todas as informações sobre os órgãos colegiados, tais como: Pauta, Pauta cheia (pauta com o detalhamento sobre os projetos constantes da pauta), Resultado, Notas Taquigráficas (degravação do debate ocorrido na reunião), Ata, Documentos diversos (apresentações em Power Point utilizadas por convidados das Audiências Públicas).
  6. Pelo telefone: 0800 612211 (ligação gratuita);
    Por e-mail: tv@senado.leg.br;
    Pelo Twitter: @tvsenado;
    Pelo Facebook: facebook.com/tvsenado
  7. Pelo telefone: 0800 612211 (ligação gratuita);
    Por e-mail: tv@senado.leg.br;
    Pelo Twitter: @tvsenado;
    Pelo Facebook: facebook.com/tvsenado
  8. Sim. O material será avaliado do ponto de vista editorial e técnico. A primeira cópia pode ser em DVD. Envie para o endereço abaixo:

    TV SENADO - PROGRAMAÇÃO
    A/C Alberto de La Pena Y Osaki
    Senado Federal
    Via N2 - Anexo II - Bloco B - Subsolo
    Brasília - DF CEP: 70165-920
  9. A Tabela Diária da Programação da TV Senado está sujeita à duração das atividades parlamentares. Portanto, não é fixa - sendo readaptada durante o dia. A tabela é publicada na página da emissora. Outra forma é enviar mensagem para um dos canais descritos no item 07. Dúvidas sobre a programação também podem ser tiradas pelo telefone (61) 3303 4647.
  10. A programação é publicada na página da emissora na sexta-feira. Outra forma é acessar, no menu "Serviços" o item "Divulgação.
  11. O sinal da TV Senado está disponível em todo o país por transmissão via satélite, com recepção via antena parabólica. A abertura do sinal via antenas retransmissoras depende de dotações orçamentárias a serem previstas no Orçamento Anual do Senado.
  12. A multiprogramação na TV Senado Digital acontece apenas para o Distrito Federal. Não há previsão de expansão da multiprogramação digital para o restante do país.
  13. A TV Senado cumpre a legislação relativa à acessibilidade por meio do serviço de legenda oculta (closed caption), também previsto na Lei 10.098, de 19/12/2000. Essa legislação prevê a obrigatoriedade das emissoras de TV de inserirem 12 horas de legenda oculta distribuídas entre 6 horas e 14 horas, e entre 2 horas do dia seguinte.

    Atualmente, a TV Senado faz a inserção das legendas das 8h00 às 14h00 e das 18h00 às 02h00. A partir de Maio de 2014 esse período deverá ser ampliado.

    Para ter acesso a esse serviço, o aparelho de TV deverá ter no controle remoto a opção "CC". Existe um procedimento básico para ativar o closed caption. Na maioria dos modelos de controle remoto funciona assim:

    Clicar na tecla "Menu" do controle remoto;
    Selecionar a opção "Setup" ou "Configurações";
    Selecionar a opção "Closed caption";
    Selecionar a opção "Ligado"
    Clicar na tecla "Menu" para sair e, depois, na tecla "CC" para ativar o serviço na televisão.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11