Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

25/05/2017
Armando Monteiro defende tipificação do vandalismo para garantir manifestações
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) é autor do PLS 508/2013 que define o crime de vandalismo. Para ele, é importante 'que essa espécie de delito possa ser tipificada para que se possa coibir essas práticas inaceitáveis no processo democrático'. Ele avalia as manifestações em Brasília.
22/05/2017
Comitê Internacional da Cruz Vermelha realiza mostra fotográfica sobre desaparecidos
Na avaliação de Marianne Pecassou, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a mostra "A falta que você faz" é uma maneira de mostrar a vida das pessoas afetadas por um desaparecimento e dar visibilidade a uma questão pouco falada. A entidade mantém um programa de ajuda a essas famílias.
18/05/2017
Como lidar com disfunções emocionais que podem levar o adolescente até ao suicídio
Os efeitos do jogo "Baleia Azul" e do seriado "13 Razões Porque" sobre adolescentes e a importância da discussão dos problemas da adolescência em família como arma para evitar o suicídio. Este é o assunto que o psiquiatra Thiago Blanco Vieira e psicóloga Lúcia Pimentel tratam neste programa.
18/05/2017
A 'lei do mais forte' e a 'lei da vantagem' são responsáveis por acidentes no trânsito
Paulo César Marques da Silva, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, cita ainda outros fatores, como o déficit na formação da cidadania, que colocam o Brasil no primeiro lugar no mundo em número de mortes por acidentes de trânsito.
18/05/2017
As agressões por homofobia têm crescido no mundo, até com tortura e pena de morte
Só neste ano, no Brasil, foram registradas mais de 100 mortes por homofobia. Luma Nogueira, professora da Unilab, e Patrícia Mannaro, advogada e secretária-geral da Aliança Nacional LGBTI, falam como que a minorias de gênero enfrentam as agressões sociais.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11