Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

22/08/2017
Processo de regularização fundiária fica mais simples com nova lei, explica juiz
Doutor em Direito Fundiário, Paulo Carmona analisa a Lei 13.465/2017, que traz novas regras para o processo de regularização de terrenos ocupados irregularmente nas cidades e na área rural. As novas regras reduzem as exigências e a burocracia e facilitam a solução para áreas não regularizadas.
21/08/2017
A publicidade mata mais que as bactérias e os vírus, concordam senadores
Para o senador chileno Guido Girardi, doenças crônicas como diabete, enfisema, cardio-vasculares e até câncer são transmitidas pela publicidade que cria maus hábitos alimentares. "Comemos lixo", diz. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) tem projeto para informar às pessoas sobre os alimentos.
18/08/2017
MEC tem programa para estimular aluno de ensino médio a cursar também carreira técnica
A secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, explica a Medio Tec, nova ação da educação que busca aumentar o número de jovens no ensino técnico. Ela avalia os resultados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011.
17/08/2017
Projeto em análise no Senado gera polêmica sobre rotulagem de produtos transgênicos
Maurício Guetta (ISA) e Fabrício Santos (CTNBio) debatem o PLC 34/2015, que transfere a análise laboratorial sobre transgênico para os produtos finais e pode eliminar o símbolo T das embalagens. Para Guetta, isso viola o direito do consumidor; Santos acha que o T prejudica o produto.
16/08/2017
Dinâmica da Constelação Familiar pode ajudar a mediar conflitos judiciais
Adhara Campos Vieira, idealizadora do projeto Constelar e Conciliar, explica o uso da técnica terapêutica Constelação Familiar para ajudar a solucionar conflitos na Justiça. Casos como alienação parental, divórcios litigiosos e disputas de herança são representados com essa técnica.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11