Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

13/09/2018
Agências reguladoras sofreram 'desvirtuamento' das suas funções, diz Ruy Coutinho
As dez agências reguladoras - Anac, Anatel, Aneel, e ANS por exemplo - foram criadas para regular a atuação das empresas privadas que prestam serviços públicos. Para o ex-secretário de Direito Econômico e ex-presidente do Cade Ruy Coutinho muitas delas foram "capturadas" pelas empresas.
03/09/2018
Infraestrutura ganha maior participação da iniciativa privada, explica economista
A redução dos investimentos do governo federal na melhoria da infraestrutura rodoviária abre espaço para a iniciativa privada entrar no setor, avalia a economista Geovana Bertussi, professora da Universidade de Brasília (UnB).
20/08/2018
Reforma trabalhista retrocede relações do trabalho, avalia representante da OIT
A reforma trabalhista não criou os empregos prometidos pelo governo, mas gerou um processo contra o governo brasileiro na Organização Internacional do Trabalho. A informação é do representante dos trabalhadores brasileiros na OIT, Antonio Lisboa.
17/08/2018
Atividades culturais criativas já respondem por 2,64% do PIB, informa ministro da Cultura
Cada Real investido em produção cultural gera R$ 13 de incremento na economia. Além de formar cidadãos, a cultura é um bom negócio, como mostra o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, ao reafirmar os impactos econômicos positivos da cultura no Brasil.
15/08/2018
Fome pode ser uma das consequências da política de austeridade do governo
A Emenda Constitucional que fixa um teto para as despesas públicas pode trazer a fome de volta a uma parcela considerável da população brasileira. Essa é a avaliação da advogada Valéria Burity, integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11