Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

16/02/2017
Conclusão de obras públicas paralisadas pode reaquecer construção civil
Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, fala da importância da construção civil para a economia brasileira e das iniciativas que vêm sendo adotadas para reaquecer o setor. Uma delas, a retomada das obras públicas, é proposta pela Frente Nacional da Engenharia.
09/02/2017
Economista avalia expectativa de queda da taxa de juros no Brasil
Ex-diretor do Banco Central, o economista Carlos Eduardo de Freitas analisa a influência das altas taxas de juros sobre os negócios e o mercado financeiro no Brasil. Na próxima semana, será realizada a segunda reunião do ano para fixação da Taxa Selic, que desde começo de janeiro está em 13%.
01/02/2017
Iniciativa privada na infraestrutura de transportes
O pesquisador do IPEA Carlos Campos, pesquisador do Ipea, analisa os investimentos da iniciativa privada na infraestrutura de transportes, que chegaram a R$ 18 bilhões em 2015. No mesmo ano, o governo gastou R$ 10 bilhões no setor, reflexo da redução de investimentos públicos.
15/12/2016
Privatização do setor elétrico e os custos da energia
O consultor do Senado Israel Lacerda analisa a privatização do setor elétrico e os custos da energia no País. Desde que foi aprovada a nova regulamentação das privatizações, as linhas de transmissão de energia entre as usinas geradoras e as centrais de distribuição também podem ser vendidas.
09/12/2016
Relator do Orçamento de 2017 fala dos desafios da gestão pública
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator-geral do Orçamento de 2017, diz acreditar que o grande desafio na gestão pública, a partir de agora, é melhorar a qualidade do investimento público no serviço prestado à população. Ele fala da elaboração do relatório à proposta orçamentária de 2017.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11