Testemunha da História

O relato de jornalistas, fotógrafos(as) e parlamentares sobre episódios marcantes da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Cada programa é narrado por um desses(as) personagens no cenário onde ele(a) presenciou um determinado fato histórico.

31/08/2018
Fotógrafa Zuleika de Souza lembra presença indígena nos debates da Constituinte
A fotógrafa Zuleika de Souza, que registrou diversos momentos da Constituinte através de suas lentes, relembra o clima vivido naquele período e narra a história da foto memorável do líder indígena Ailton Krenak e seu protesto no Plenário em 1987.
24/08/2018
"Eu sabia que estava fazendo um trabalho histórico", afirma o fotógrafo André Dusek
André Dusek é autor de imagens lendárias da história recente do Brasil. Uma delas é a foto do então presidente da República José Sarney num palanque, entre os ministros militares, em julho de 1988. Neste episódio do Testemunha da História, o fotógrafo conta a história por trás dessa foto.
16/08/2018
Sônia Carneiro destaca papel da imprensa na Constituinte
Sônia Carneiro era repórter da Rádio e Jornal do Brasil quando a Assembleia Nacional Constituinte iniciou seus trabalhos. Nesse Testemuinha da História, ela resgata as memórias daquele momento histórico e fala do papel crucial da imprensa para mobilizar a sociedade na elaboração da nova Carta.
07/08/2018
Emenda das Diretas Já iniciou retomada da Democracia, diz repórter Expedito Filho
Repórter do Jornal de Brasília em 1984, Expedito Filho relembra o clima que tomou o país no movimento pelas Diretas Já. Ele conta como foi a noite de votação da Emenda Dante de Oliveira, quando a proposta de eleições diretas para presidente da República foi derrotada.
02/08/2018
Congresso fechado na ditadura leva fotógrafo a registrar vazio das atividades políticas
O fotógrafo Orlando Brito, que desde 1965 registra momentos importantes da política nacional, narra o episódio em que entrou escondido no Plenário da Câmara em 1977 para registrar aquele que seria o último fechamento do Congresso na ditadura. Fechar o Parlamento 'era algo impensável", diz ele.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11