Leituras

Programa semanal dedicado à análise e à divulgação da literatura brasileira. Entrevistas com escritores e análises de obras literárias, com espaço para todas as correntes criativas. Os comentários procuram formar um juízo de valor que ressalte as qualidades reais dos entrevistados e os possíveis equívocos dos textos que são analisados.

20/09/2018
Neste Leituras, Ésio Macedo Ribeiro fala de seu romance "É o que tem"
Mais conhecido por suas pesquisas literárias, o escritor e bibliófilo Ésio Macedo Ribeiro estreia como romancista com um texto inquieto e experimental. O universo do romance "É o Que Tem" é tema de conversa do escritor com o jornalista Maurício Melo Júnior.
18/09/2018
A literatura como ato político, numa época em tudo conspira contra a leitura
A crise de uma família vinda do campo para a cidade grande é o tema do romance “Na Escuridão, Amanhã” de Rogério Pereira, jornalista e escritor, convidado do programa Leituras. Rogério Pereira também conta a experiência com o suplemento literário "Rascunho".
14/08/2018
José Almeida Júnior fala sobre o livro "Última hora"
José Almeida Júnior fala de seu romance histórico, "Última Hora", que traz os bastidores do antigo jornal fundado no Rio de Janeiro em 1951. O livro trata dos conflitos de um repórter torturado anos antes, na ditadura Vargas.
10/08/2018
No Leituras, Roberto Seabra fala do livro Silêncio na Cidade
Em 1973, Brasília se viu diante do assassinato de Ana Lídia, de sete anos, crime até hoje não esclarecido. Baseado no fato, Roberto Seabra escreveu "O Silêncio da Cidade". Neste Leituras, na entrevista a Maurício Melo Jr., ele mostra que também uma cidade pode perder a inocência.
08/08/2018
No Leituras, Ricardo Silvestrin fala de música e poesia
Neste Leituras, o escritor Ricardo Silvestrin, entrevistado por Maurício Melo Jr., debate as várias vertentes de sua obra em prosa, letras musicais e poemas. Sua poética, mesmo escudada em uma estética moderna, dialoga com várias outras escolas. É uma obra que dialoga com o mundo.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11